jusbrasil.com.br
19 de Outubro de 2018

O papel e a atuação do Contador na esfera tributária

Gleiton Reis dos Santos, Estudante de Direito
ano passado

O profissional contábil a cada dia vê as mudanças na forma e da criação empresarial, de diversas maneiras, seja na esfera trabalhista, previdenciária e no Direito Econômico.

Com a necessidade e a busca das empresas na redução dos custos e na carga tributária, e com isso buscando ter uma maior competitividade no mercado de capitais.

O planejamento tributário é uma grande ferramenta na administração e na redução da carga tributária. Hoje em dia tem várias modalidades e formas de tributação.

1) MEI - Micro empresário Individual, que inicia com o pagamento de 5% sobre o valor de um salário mínimo, podendo ser aumentado de acordo com uma tabela pré estabelecida.

2) Simples Nacional: recolhe o imposto de forma unificada e simplificada em um único documento de arrecadação chamado de DAS- Declaração de Arrecadação do Simples Nacional, com alíquotas que iniciam-se em 4% no até o valor de R$ 180.000,00, com redução em 1,25%, sobre a alíquota no Comércio, tem ainda a indústria, com inicio da alíquota em 4,5% a 12,11%, sobre o faturamento de acordo com o capital acumulado no período de 12 meses, tendo uma tabela sobre serviços com 4,5% até 16,85%, para poder efetuar os cálculos de acordo com o faturamento indicado na tabela que está elencada em anexos. Mas o diferencial está na esfera trabalhista onde não há cobranças de todos os encargos trabalhista e previdenciários.

Lucro Presumido, neste tipo de tributação paga-se o imposto tendo lucro ou não de acordo com uma tabela, que inica-se na alíquota de 8% sobre o faturamento indo até em 32% para outros, e tem outras formas de cálculos do IRRF/PJ, e CSLL, neste caso os tributos trabalhistas e previdenciários são idênticos.

Lucro Real, pode abater todos os custos e despesas na redução dos impostos a recolher, se não tiver lucro não paga-se imposto naquele mês; com isso de toda a cadeia produtiva. Mas qual é o melhor sistema de tributação para a minha empresa ou a sua empresa, vai depender de uma analise mais detalhada de todo o proceso da empresa, com a consultória de um contador.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)